Aceprev - Primeiro semestre de 2025
      
        No primeiro semestre de 2025 vimos um cenário global bem desafiador, mas, no geral, positivo para o mercado local, refletindo no desempenho dos nossos planos e reservas.
Cenário Internacional
No cenário internacional, a economia dos Estados Unidos permaneceu aquecida, com força nos números de criação de empregos, fazendo com que o Federal Reserve (FED) adota-se cautela para iniciar um ciclo de corte de juros, ficando atento ao risco inflacionário. Os olhos também estão voltados para a dívida pública, que está em trajetória de crescimento trazendo um alerta para o mercado financeiro.
Na Europa, a inflação controlada, permitiu que o Banco Central Europeu pudesse flexibilizar sua política monetária, estimulando a economia. Já na China, apesar do crescimento econômico, o país ainda enfrenta desafios internos, como a crise no setor imobiliário e um consumo mais fraco.
Brasil: Cenário de Alívio e Desafios
Aqui no Brasil, a principal notícia positiva foi a melhora nas expectativas de inflação. O que permitiu que o Banco Central sinalizasse uma interrupção no ciclo de alta de juros, com o mercado já prevendo possibilidade de cortes a partir de 2026.
Apesar disso, os desafios fiscais continuam. A dívida do governo segue em um patamar de atenção, e essa questão precisa ser acompanhada de perto, já que impacta a confiança na economia do país. A boa notícia é que o mercado de trabalho continuou forte, com a criação de novos empregos. Essa resiliência ajuda a sustentar a economia brasileira.
O Desempenho dos Planos e Reservas
Mesmo com um cenário global volátil, com guerras ao redor do mundo e a imposição de tarifas dos EUA em alguns produtos brasileiros, os planos na Aceprev fecharam o primeiro semestre com resultados sólidos, impactados principalmente pelo bom desempenho das alocações em Renda Variável, Fundos Multimercado e ativos de Renda Fixa indexados a inflação. O resultado acima dos objetivos de rentabilidade, reforçam a importância da estratégia de longo prazo e da diversificação dos investimentos.
A Reserva Níquel, do Plano Aceprev, onde estão os Participantes Ativos e Assistidos Renda Financeira alcançou um retorno de 6,51%, acima do seu benchmark, o INPC+4,5% a.a. que ficou em 5,38%. O Plano de Benefícios BioEnergia, também superou seu benchmark, com um resultado, com 6,51% contra 5,12% do INPC+4% a.a.. A Reserva Cromo, onde ficam os assistidos renda vitalícia do Plano Aceprev, apresentou retorno de 5,98%, acima da sua meta (INPC+4,5% a.a.) que ficou em 5,38%

A expectativa do time de investimentos da Aceprev é de um 2° semestre incerto, visto o desafio que as economias têm se deparado, e o aumento da preocupação com os endividamentos público do Brasil e dos EUA, considerando ainda toda a questão evolvendo as tarifas que os EUA têm aplicado em diversos países no mundo. Tal momento vai exigir cautela para os investimentos, sendo importante, manter atenção para aproveitar eventuais oportunidades que o mercado pode oferecer.
A experiência dos Participantes com a Aceprev está prestes a entrar em uma ...
saiba mais
A Aceprev reafirma, em cada ação, seu compromisso com a ética, a responsabi...
saiba mais
O mês de agosto traz consigo uma data que nos convida à reflexão: o Dia dos...
saiba mais